Exercicio sistemas distribuidos
• Sistemas monotarefas ou monoprogramaveis: Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. • Sistemas Multitarefas ou multiprogramaveis: Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. • Sistemas com Múltiplos Processadores: Caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto. Um fator-chave no desenvolvimento de SOs com múltiplos processadores é a forma de comunicação entre as UCPs e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de entrada e saída.
2. Explique os sistemas com múltiplos processamento, identificando e explicitando cada um deles.
Sistemas com múltiplos processadores são arquiteturas que possuem duas ou mais UCPs interligadas e que funcionam em conjunto na execução de tarefas independentes ou no processamento simultâneo de uma mesma tarefa. Inicialmente, os computadores eram vistos como máquinas sequenciais, em que o processador executava as instruções de um programa uma de cada vez. Com a implementação de sistemas com múltiplos processadores, o conceito de paralelismo pode ser expandido a um nível mais amplo. Eles podem ser:
• Fortemente acoplados: Onde o sistema faz uso de uma única memória principal controlados por um sistema operacional. • Fracamente acoplado: Possui dois ou mais sistemas computacionais, onde cada modulo computacional tem o seu próprio sistema operacional. ( Simetrico: onde os processadores estão no mesmo nível hierárquico. ← Assimetrico: há uma definição de quem é mestre e quem é escravo.
3. Como se classificam os sistemas com múltiplo processamento?
Fracamente acoplados e Fortemente acoplados
4.