Exercicio engenharia de software
a) Diagrama de Implantação e Diagrama de Componentes: o Diagrama de Componentes e de Implantação são bastante associados, podendo ser representados em conjunto ou separados. Ajudam a representar aspectos de implementação, componentes, tabelas, ou seja, elementos fisicos (diagramas físicos = implementação).
b) Diagrama de Comunicação e Diagrama de Seqüência: As informações mostradas no Diagrama de Comunicação são, com freqüência, as mesmas apresentadas no Diagrama de Sequência. Fazem parte da categoria diagramas de interação: representam como os objetos trocam mensagens entre si.
c) Diagrama de Pacotes e Diagrama de Interatividade: Os diagramas de Pacotes e de Interatividade passaram a existir apenas a partir da UML 2.
d) Diagrama de Classes e Diagrama de Objetos: São usados na construção de modelos de objetos e os Modelos de Objetos são criados a partir do Objeto de Classes. Os diagramas de objeto são considerados uma instancia do diagrama de classes, é preciso dele para fazer o diagrama de objetos.
2) Sobre a descrição dos casos de uso, defina os seguintes termos: pré-condição, pós-condição, cenário principal, cenário alternativo, cenário de exceção.
• Pré-condição: define as condições que devem ser atendidas para que o caso de uso seja executado; • Pós-condição: estado que se espera que o sistema esteja após a execução do caso de uso; • Cenário Principal: curso normal da execução do caso de uso; • Cenário Alternativo: variações do caso de uso principal ou que podem ocorrer quando ocorre uma exceção.
3) Explique de que forma a UML pode ser extensível (ou seja adaptada ou customizada) para determinados domínios de aplicação.
Tem código aberto, ou seja, é possível “traduzir” os modelos de UML para várias linguagens de programação, como por exemplo, Java e C++. É possível gerar código a partir de um