EXERCICIO DMEB Francisco Kailan T 07
3597 palavras
15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPIUNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA À DISTÂNCIA - CEAD
CURSO: Especialização em Gestão Pública Municipal
DISCIPLINA: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
TURMA: 07
TUTOR PRESENCIAL: Tiago Bomfim
TUTOR À DISTÂNCIA: Raimundo Rodrigues
ATIVIDADES
PÓS-GRADUANDO:
Francisco Kailan
PICOS - PI
2014
EXERCÍCIOS
1. Faça um comentário crítico acerca dos dois períodos iniciais da República brasileira, caracterizando as chamadas: República da Espada e a Oligárquica.
A República da Espada:
Período que se entende entre 1889 á 1894. Nesta etapa, os governantes do Brasil foram os marechais: Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca, militares. Mesmo assim, o exército brasileiro não tinha domínio sobre o País, detendo apenas o dever de fortalecer os estabelecimentos republicanos, e condicionar as lideranças politicas civis, que representavam as classes dominantes para assumirem o poder.
Com a república recém-proclamada, instituiu o governo provisório para o Marechal Deodoro, marcado em 15 de novembro de 1889. O seu governo era composto por alguns republicanos e liberais da monarquia, que aprovaram com uma grande facilidade o novo regime.
No governo de Deodoro ocorreram diversas situações de conflito e crises políticas, pois as suas medidas só visavam os interesses da classe média e da burguesia. Essas medidas inseriam uma série de reformas na estrutura institucional do Brasil. Todos esses conflitos geraram a demissão coletiva do Ministério.
A República das Oligarquias 1894 á 1930:
A política do café com leite:
Assumiu a presidência do País, Prudente de Moraes, iniciando um novo período republicano, a República das Oligarquias, mais cotidianamente chamada de “Política do café com leite”, dominada pelos estados de Minas Gerais e São Paulo. Sendo eles, as oligarquias mais influentes, controlando/revezando o Governo Federal. Mesmo assim, cada Unidade de Federação estava sob o domínio