Exercicio de recalques
1.1 CONCEITOS DE COMPRESSIBILIDADE E EXPANSIBILIDADE DOS SOLOS
Todos os materiais existentes na natureza se deformam, quando submetidos a esforços. A e strutura multifásica característica dos solos confere-lhe um comportamento próprio, tensão-deformação, o qual normalmente depende do tempo.
Um esforço de compressão aplicado a um solo fará com que ele varie seu volume, o qual pod erá ser devido a uma compressão da fase sólida, a uma compressão da fase fluída ou a uma drenagem da fase fluida dos vazios.
Ante a grandeza dos esforços aplicados na prática, e admitindo-se o solo saturado tem-se que, tanto a compressibilidade da fase sólida como a da fase fluida serão quase desprezíveis. A única razão, para que ocorra uma variação de volume, será uma redução dos vazios do solo com a consequente expulsão da água intersticial.
A saída dessa água dependerá da permeabilidade do solo:
Para as areias, em que a permeabilidade é alta, a água poderá drenar com bastante facilidade e rapidamente;
Para as argilas, a expulsão de água dos vazios necessitará de muito mais tempo, até que o solo atinja um novo estado de equilíbrio, sob as tensões aplicadas. Essas variações volumétricas que se processam nos solos finos, ao longo do tempo, constituem o fenômeno de adensamento, e são as responsáveis pelos recalques a que estão sujeitas estruturas apoiadas sobre esses solos.
Definição: ADENSAMENTO é o processo lento e gradual de redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência da pressão do fluído para a estrutura sólida, devido a cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes.
Definição: COMPRESSIBILIDADE DOS SOLOS é a diminuição do volume sob a ação de cargas aplicadas.
Definição: COMPACTAÇÃO é o processo manual ou mecânico de redução do índice de vazios, por expulsão do ar.
Definição: RECALQUE ou ASSENTAMENTO é o termo utilizado em Engenharia Civil para