Exercicio de ORC
1 – Explicar tecnicamente o que é a modulação spread spectrum aplicada nos barramentos de acordo com o FCC (Federal Communication Commission).
É uma técnica para codificar a transmissão digital de sinais. Ela foi originalmente criada pelos militares ao decorrer da segunda guerra mundial, com a finalidade de converter as informações a serem transmitidas num sinal similar a um ruído radioelétrico evitando assim serem monitorados pelos inimigos. Transforma em código e muda o sinal de informação executando o seu espalhamento no espectro de frequências. O sinal espalhado ocupa uma banda maior que a informação original, mas possui baixa densidade de potência e, por isso, traz uma baixa relação sinal/ruído. para os receptores comuns esta comunicação pode nem ser percebida. Parte inferior do formulário2 – Explicar tecnicamente os problemas de clock skew e crosstalk presente nos barramentos de comunicação tradicionais e a tecnologia LVDS (low-voltage differential signaling) que motivou adoção do uso de comunicação serial como PCI-e, SATA e USB.
Nos barramentos, os dados, endereços e controle são enviados bit a bit, um por vez numa só linha, dependendo do protocolo que se use. Estão acima dos paralelos, pois com altas taxas de transferência, surgem problemas como: clock skew e crosstalk.
- Clock skew - sinais paralelos sofrem atrasos diferentes (capacitâncias parasitas, reflexão de sinais, impedância dos condutores), o que causa transições em momentos rapidamente diferentes para cada condutor.
- Crosstalk - dois condutores paralelos geram interferência eletromagnética um no outro, ainda que haja cuidados no isolamento.
Low Voltage Differential Signaing (LVDS) (Sinalização Diferencial de Baixa Tensão) – É um sistema de sinalização que pode enviar sinais de alta velocidade ainda que através de um par de fios paralelos. Sua imunidade a interferências e alta velocidade permite seu uso na transmissão de sinais de vídeo para aplicações em