exercicio de filosofia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Profª Raissa Matos
Aluno: Bruno José Polo: Canto do Buriti Pi
ATIVIDADE 1
1. Fale sobre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica. O senso comum é o conhecimento acumulado pelos homens, de forma empírica, porque se baseia apenas na experiência cotidiana, sem se preocupar com o rigor que a experiência cientifica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano. Portanto, é também um saber ingênuo, uma vez que não possui uma postura crítica.
O modo de pensar filosófico: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade.
2. Explique o procedimento do pensar filosófico na produção de sentido da realidade.
Reconhecendo essa relação interdependente entre filosofia, educação e pedagogia, cabe discutir a filosofia como forma de conhecimento, discussão e reflexão da prática humana; os filósofos e a importância de suas reflexões para se compreender o processo educativo, a relação entre a filosofia e a educação e a contribuição destas reflexões no processo formativo docente, com o entendimento de que tal contribuição se constitui em uma das tarefas da filosofia no campo da educação. 3. Em sua opinião, qual é a diferença da postura dos sofistas e a postura dos filósofos?
O sofista era alguém a que hoje chamaríamos de sábio. Ensinavam tudo o que se podia ensinar. Os sofistas recebiam pelos