Exercicio de estatistica
Para os mercantilistas a riqueza: As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata) etc. ( metais preciosos)
Para os fisiocratass toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio ... Eram contra o intervencionismo mercantilista, Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes.
R: Os mercantilistas tinham como significado de riqueza a acumulação de metais preciosos, que segundo eles manteriam o Estado poderoso e sempre na resolução dos assuntos económicos.
Os fisiocratas por sua vez pensavam que a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em actividades económicas como a lavoura, a pesca e a extracção de minérios. Os clássicos na ideia do livre iniciativa, a riqueza estavam no trabalho do homem onde os factores decisivos para o aumento da produção são a divisão do trabalho, e os trabalhadores deveriam especializar-se em determinas tarefas.
7. Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a tres funções principais, quais sejam:
1 - Defesa da Nação.
2 - Garantir Justiça e Segurança.
3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
O escocês Adan Smith ( 1723/1790) sem dúvida merece esta primazia. Não só porque foi o primeiro a sistematizar a teoria econômica, em bases