exercicio de epidemio
Disciplina: Epidemiologia
Professor: Francileno Rêgo
Acadêmica: Anderson Costa de Alencar
1. O que é endemia? Como seus valores podem ser expressos?
R= É a ocorrência coletiva de determinada doença, que no decorrer de um largo período histórico, acomete sistematicamente grupos humanos distribuídos em espaços delimitados e caracterizados, mantendo sua incidência constante.
2. Como se dimensiona a endemia? Qual a importância de se saber frequência média e desvio-padrão nesse dimensionamento?
R= A definição de endemia só é possível após o estabelecimento prévio de uma faixa endêmica com base no comportamento verificado no passado, associando-a a outros critérios discriminatórios, inclusive a variável lugar. As frequências observadas ou calculadas se referirem a incidência da doença, tem-se frequência media, referida anteriormente, que passa a ser considerada incidência média no período t. Desvio padrão mede a variabilidade de dados de uma distribuição de frequências que é útil para medir a dispersão dos valores individuais em torno da média.
3. Descreva como é calculado o seguinte:
a) Frequência máxima esperada;
R= Para efeito de calculo podemos definir frequência máxima esperada com p% de probabilidade para um período t do ano – Fmax. p% - como sendo igual a soma da frequência mensal média – Fméd – com z vezes o desvio padrão esperado, st.
b) Frequência mínima esperada.
R= Para Efeito de calculo a frequência mínima esperada, referente a determinado período t do ano, frequência mínima, 97,5%.t é igual à frequência média para o período considerado. Fméd., da qual se subtrai 1,96% o desvio padrão que foi calculado para o mesmo período.
4. Qual o significado de intervalo de frequência esperado, distribuição das medidas de incidência mensal média e incidência normal?
R= por intervalo de frequência esperado com 95% de probabilidade, para dado período do ano, entenda-se o intervalo delimitado por um valor máximo e um