Exercicio de Eletricidade básica - corrente continua
1 - Três condutores de, respectivamente, 2, 4 e 6 ohms podem ser associados de oito maneiras diferentes. Calcular a resistência equivalente em cada caso.
2 - Dois resistores, um deles de 60 ohms, são ligados em série a uma bateria de resistência desprezível. A corrente no circuito é de 1.2 A.
Quando um outro resistor de 100 ohms é adicionado em série, a corrente cai para 0.6 A. Calcular:
a) f. e. m. da bateria;
b) o valor do resistor desconhecido.
3 - 20 lâmpadas incandescentes, de 100 W, funcionam em paralelo sob a tensão de 120 V. Determinar:
a) a intensidade da corrente solicitada pelo conjunto;
b) a resistência (a quente) do filamento de cada lâmpada.
4 - Um gerador de corrente contínua de 120 V tem 4 ohms de resistência interna. Sendo de 10 A a corrente fornecida, calcular a resistência do circuito externo.
5 - Três resistores de 4, 3 e 2 ohms, respectivamente, são ligados em paralelo. Sabendo que a corrente que percorre o primeiro é de 3 A, calcular as correntes nos outros dois, a tensão aplicada ao conjunto e a corrente total solicitada.
6 - Havendo disponíveis apenas resistores de 1000 ohms para 0.1 A, e sendo necessário um de 200 ohms para utilização num dado circuito, indicar a maneira de associá-los e a corrente total máxima permissível no circuito. 7 - Num circuito retangular, as resistências dos lados AB, BC, CD e
DA são, respectivamente, 5 ohms, 2 ohms, 6 ohms e 1 ohm. Os vértices D e B estão ligados por um resistor de 8 ohms. Calcular as correntes através dos diversos resistores, quando uma ddp de 25 V é aplicada aos pontos A e
B.
8 - Calcular os ítens abaixo, referentes ao circuito da figura abaixo,
sabendo que a potência dissipada no resistor R1 é de 0.156 W:
a) resistência equivalente;
b) intensidade total da corrente;
c) queda de tensão no resistor R1
9 - Um conjunto de dois receptores em paralelo, de 8 e 12 ohms respectivamente, está ligado a um