Exercicio de ciencias sociais
1-Em todos os momentos de transformação social e econômico, o pensamento racional foi cada vez mais exigido como base para a ação humana. A consciência individual emancipou-se à medida que o homem grego constatava ser o destino resultado da ação humana e não da vontade dos deuses e do respeito aos rituais sagrados.
2-Os animais são seres irracionais que nascem, crescem sozinhos ou em bandos, reproduzem entre si e morrem. Os homens seguem pelo mesmo principio mas são seres racionais que tem conhecimentos extintos, comportamentos individuais divididos pelos seus respectivos grupos culturais.
3-É necessário entender as bases da vida social humana e a organização da sociedade, por meio de um modelo de pensamento que permitisse a observação, o controle e a formulação de explicações plausíveis, que tivessem credibilidade num mundo dotado pelo racionalismo.
4-O aparecimento da sociologia significou que questões consistentes as relações entre os homens deixavam de ser objeto das crenças religiosas e do senso comum, passando a interessar também os cientistas.
5-Enquanto a sociedade comercial e manufatureira desenvolvida pelos grupos pendurou ao longo do Império Romano, a razão esteve a serviço do homem e da sociedade predominantemente agrária e teocrática, que submete a razão e a filosofia, à teologia, a razão deixa de oferecer a melhor explicação para se entender o mundo. Durante a idade média, período de hegemonia da igreja católica no ocidente, a racionalidade passou a ser considerada como mero instrumento auxiliar da fé.
6-
7-A complexidade das relações humanas e da vida coletiva passava assim a outra instância do comportamento humano, a outro processo cognitivo e, consequentemente, a uma maneira diversa de se enfrentar a realidade social e resolver seus problemas, respondendo as necessidades urgentes de controle e intervenção.
8-Esse aprendizado que recebi e ainda venho recebendo vem de longa data, dado pelos meus pais,