exercicio de Bases Epistemologicas
Revisão do segundo exercício realizado:
Questão 1) Dewey, Angel e Carr: são funcionalistas. Tichener: estruturalista. Os três são positivistas. Os funcionalistas criticam Tichener por dizerem que no estruturalismo a psicologia deixou de ser autônoma, quem sabe uma ciência.
Questão 2) Paralelismo Psicofísico: criado por Tichener o paralelismo foi criticado, porque colocava em risco a autonomia da psicologia, o que impulsionou o surgimento de outras correntes epistemológicas.
Questão 3) Dentro das dimensões mentais superiores a percepção recebe destaque. Ela não se restringe ao aparato sensorial: dimensão proceptiva (a nossa percepção no faz enxergar o mundo de formas diferentes de acordo com a nossa historia de vida). Prontidão perceptual: estamos sempre prontos para utilizar o nosso aparato sensorial e então percebemos novas informações. Dimensão seletiva: selecionar o que será percebido. Defesa perceptual: aquilo que de alguma forma traz incomodo ou representa alguma ameaça ao individuo não será percebido por ele. Vigilância perceptual: perceber aqueles estímulos que se relacionam com os interesses e motivações do individuo.
Questão 4) Foco do Behaviorismo: o comportamento. Nada melhor atende a exigência da objetividade positivista do que as questões comportamentais.
Questão 5) A fenomenologia critica a objetividade positivista dizendo que podemos entender a impossibilidade metafísica de conhecer essência e aparência através da lógica da complementaridade. Assim, o que o fenômeno aparenta ser é o que define sua essência.
Questão 6) A fenomenologia critica diversas correntes epistemológicas por se opor a cisão cartesiana.
Questão 7) Na busca pela humanização da ciência, o sujeito é movido pela sua singularidade, pela sua intenção de conhecer. Somente posso me dispor a conhecer alguma coisa se tenho um conhecimento prévio mínimo sobre tal assunto. É a intuição que move a vontade de conhecer, torna-se assim, essencial na