EXERCICIO CENTRO CIRURGICO-Exercício-Introdução ao Centro Cirúrgico
Exercício-Introdução ao Centro Cirúrgico
Aluna: A´guida Sulidade, rgm: 1315200
Disciplina: Enfermagem na Saúde do Adulto
Profº : Enfº Vinicius Faleiros.
EXERCÍCIO INTRODUÇÃO AO CENTRO CIRÚRGICO
1º) Para efeito de controle asséptico o centro cirúrgico divide se em : área restrita, semi-restrita e não restrita. Em que consiste cada uma delas?
Área restrita: tem limites definidos para circulação de pessoal e equipamentos com rotinas próprias para o controle e manutenção da assepsia como, por exemplo: SO, SRPA, lavabos, CME, anatomia patológica, corredor interno.
Área Semi-restrita: permite a circulação do pessoal e equipamentos de modo a não interferir nas rotinas de controle e manutenção da assepsia, composto por: expurgo, copa, sala de estar, secretaria e sala de preparo de materiais.
Área não restrita: área de livre circulação no ambiente interno do centro cirúrgico, onde fica os vestuários e corredor de entrada.
2º) Em que consiste o pré-operatório imediato, mediato e intra-operatório.
Pré-operatório imediato: corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.
Pré-operatório mediato: o cliente é submetido a exames que auxiliam na confirmação do diagnóstico e que auxiliarão o planejamento cirúrgico.
Intra-operatorio: Compreende desde o momento em que paciente é recebido no CC até o momento de seu encaminhamento para a sala de pós-recuperação anestésica (SRA).
3º) Explique como sub divide-se o pós-operatório? Qual o papel do enfermeiro nessa fase?
Pós-operatório inicia-se a partir da saída do cliente da sala de operação e perdura até sua total recuperação. Subdivide-se : Pós-operatório imediato (POI): até às 24 horas posteriores à cirurgia; Pós-operatório mediato: após as 24 horas e até 7 dias depois; e tardio, após 7 dias