Exercicio CAP 3
1- Descreva o fenômeno da passivação.
Passivação é a modificação do potencial de um eletrodo no sentido de menor atividade (mais catódico ou mais nobre) devido à formação de uma película de produto de corrosão. Esta película é denominada película passivante.
Os metais e ligas metálicas que se passivam são os formadores de películas protetoras.
Como exemplos podem ser citados:
Cromo, níquel, titânio, aço inoxidável, que se passivam na grande maioria dos meios corrosivos, especialmente na atmosfera;
Chumbo que se passiva na presença de ácido sulfúrico;
Ferro que se passiva na presença de ácido nítrico concentrado e não se passiva na presença de ácido nítrico diluído;
A maioria dos metais e ligas passivam-se na presença de meios básicos, com exceção dos metais anfóteros (Al, Zn, Pb, Sn e Sb).
2 - Como se caracterizam os aços de baixa liga? Por que eles são mais resistentes á corrosão que os outros aços?
R: São aços com adição intencional de baixo teores (1,5% - 5,0%) de outros elementos de liga como, por exemplo, Manganês, Silício, Níquel, Cromo, Cobre, Molibdênio e Vanádio, visando obtenção de propriedades diferenciadas. A soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%.
Basicamente, os principais elementos de liga empregados atualmente são o cobre, chumbo, fósforo, cromo, silício, níquel, manganês, vanádio, molibdênio, boro, entre outros, em combinações específicas.
R: Porque são aços isentos de gás e grande uniformidade
3 - Como funciona a deterioração dos polímeros?
R: Deterioração dos Polímeros também caracterizada como corrosão química (Plástico, borracha e materiais compostos), a d deterioração é sujeita a ação de solventes orgânicos e /ou oxidantes enérgicos.
4 – Explique e exemplifique o processo de carbonatação.
R: O dióxido de carbono (CO2) existe sempre no ar: forma-se durante as combustões, é expelido pelos animais e plantas e pode ter outras origens. A sua percentagem no ar pode variar desde 0,03% numa