Exercicio Angela
Disciplina: Literatura Brasileira e Suas Relações com Outras Literaturas II
Atividade: Estudo Dirigido I
Professora: Ângela Vieira Campos
Alunos: Rosemary Gonçalves e Daniel Guimarães
Questão 01
Quais são os conceitos apresentados no texto sobre:
a) Poesia
b) Poema
c) Poético
A poesia é um conhecimento único, de criação, descoberta sem limites. A poesia pode existir sem o poema. O poema é uma obra, uma forma o ponto de encontro entre a poesia e o homem. O poético é poesia em estado amorfo, o poema é criação, poesia erguida. O poético é um modo de expressar sentimentos uma forma de manifestar o eu. O autor explica o poema com analogia, com metros, rimas e como música. O poema é o suporte da poesia onde o poético é manifestado. (...) “toda vez que o leitor revive de verdade o poema, atinge um estado que podemos chamar poético.”
Questão 02
Considerando-se os gêneros literários, o que o autor pondera em relação à tentativa de classificação do poema e ao uso das nomenclaturas tradicionais?
Octavio Paz em seu texto “Poema e Poesia” na obra “O Arco e a Lira”, explica que o poema não é uma forma literária, mas sim a junção entre o poema e o ser (leitor/ autor). Paz afirma neste texto que cada poema possui um diferencial dos outros, ou seja, podemos considerar que o poema é algo “único”. O autor no texto faz a seguinte afirmativa “classificar não é entender. E menos ainda compreender. Como todas as classificações, as nomenclaturas são instrumentos de trabalho” (paz, pg. 28). Portanto, podemos considerar que as classificações de gênero são ferramentas para a compreensão dos poemas e poesias.
Questão 03
Qual é a função do poeta?
O poeta é considerado como “fio condutor e transformador de corrente poética”, nesta analogia do autor, ele brinca com a ideia do circuito elétrico dentro da poesia/poema e o utiliza para explicar a função do poeta que seria de “energizar”, transformar e guiar a obra.
Questão 04