Exercicio 1 legislação de telecomunicações
1. Diferencie comunicação de telecomunicação.
Comunicação é a interação direta estabelecida entre duas pessoas. Na comunicação a absorção da informação é pela mente do receptor e compreende três etapas: emissão, transmissão e recepção. Já na Telecomunicação, a transmissão, emissão ou recepção, não se dá entre interlocutores, mas entre meios técnicos (fios, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético), de símbolos, sons ou informações de qualquer natureza.
2. Podemos afirmar que um sistema de telecomunicações é aquele caracterizado por um sistema de transmissão radioelétrica? Justifique sua resposta. Não necessariamente. Pois nem todos os sistemas de telecomunicações fazem uso de rádio transmissão, embora o sistema de transmissão radioelétrica seja considerado um sistema de telecomunicação. Como exemplo, podemos citar os controles remotos, que fazem uso de transmissão radioelétrica, mas não são sistema de telecomunicação.
3. Que tipos de sinais são transportados nos sistemas de telecomunicações?
Ópticos, radioelétricos ou qualquer processo eletromagnético.
4. Conceitue uma “rede de telecomunicação”.
As redes de telecomunicações , são as estruturas que permitem transmissões eletrônicas de sinais contendo informações, proporcionando uma ligação eficaz entre as tecnologias de informação, no contexto dos Sistemas de Informação.
5. Comente sobre o processo de convergência das redes de telecomunicação.
Convergência é um avanço da tecnologia que irá auxiliar os operadores de telecomunicação. Adotando a tecnologia da internet, ela provê uma forma mais barata e eficiente de mover dados pelas redes de computadores além de reduzir custos com manutenção e operação das diferentes tecnologias e sistemas. É importante citar que essa convergência afeta não só as redes cabeadas, mas também as redes sem fio e que as operadoras podem utilizar redes de transmissão compartilhadas, tanto para telefonia fixa quanto