Exerci Ciosmacroeconomia1
573 palavras
3 páginas
1 Porque no Brasil o PIB é maior que o PNB, e quais as razões para o crescimento do mesmo ao longo dos anos?2 O que mostra a curva de possibilidade de produção quando construída para dois bens? Qual o significado do deslocamento para a direita no eixo X, enquanto o intercepto no eixo Y permanece constante?
3 O aparelho produtivo gera dois fluxos, um nominal e outro real. Qual a diferença entre o PIB real e o nominal, qual é o indicado para mostrar o crescimento econômico, e quais as principais limitações do conceito do PIB.
4 Em um determinado país, durante o período de um ano, o Sistema de Contas Nacionais registrou os seguintes agregados, em bilhões de US$:
Remuneração líquida dos fatores utilizados nas atividades industriais: $400,00.
Remuneração bruta dos fatores utilizados nas atividades agrícolas: $150,00.
Remuneração bruta dos fatores utilizados na prestação de serviços: $250,00.
Depreciações setoriais:
Setor primário: $10,00
Setor secundário: $30,00
Setor terciário: $20,00
Renda enviada ao exterior: $45,00
Renda recebida do exterior: $40,00
Calcule a renda nacional do referido país.
5 Numa determinada economia, o valor das exportações (FOB) é de 18 bilhões de dólares e o valor das importações (CIF) é de 19 bilhões de dólares, sendo que os fretes e seguros sobre as importações correspondem a, respectivamente, 2 bilhões e 1 bilhão de dólares. Qual é o saldo da balança comercial?
6 Quanto maior o multiplicador, o que acontecerá com o nível de renda com uma variação nas taxas de juros, e porque o multiplicador é maior que 1.
7 Explique como a função consumo afeta a demanda agregada e a curva IS? Qual a relação entre uma alta propensão marginal a consumir (sem imposto) com o nível de equilíbrio da renda e o multiplicador, quando aumenta os gastos autônomos? O que acontece quando os impostos são considerados?
8. Quando, no modelo IS/LM, os efeitos de uma política fiscal expansionista é maior?
9 Numa determinada economia, em que o governo mantém fixas