Exercendo a profissão contábil
COODERNAÇÃO DO CURSO SUPERIOR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Exercendo a Profissão Contábil
NORMA SUELI LIMA NEVES
JOÃO PESSOA – PB NOVEMBRO/2010
NORMA SUELI LIMA NEVES
Exercendo a Profissão Contábil
O presente relatório tem como propósito a avaliação da disciplina de Atividades Complementares, do curso superior de Ciências Contábeis, sob a orientação da Prof.ª Ana Amélia.
JOÃO PESSOA-PB
NOVEMBRO – 2010
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 5
2 – EXERCENDO A PROFISSÃO CONTÁBIL 6
3 – CONCLUSÃO.........................................................................................................6 4 – REFERÊNCIAS 7
1 – INTRODUÇÃO
Este relatório é baseado na Palestra ministrada pelo Presidente do CRC/PB, Msc. Edson Franco de Moraes e de pesquisas realizadas na internet.
Palestra onde foi debatido tema sobre a profissão contábil, de como exercê-la dentro das normas do Conselho.
Todas as entidades devem preocupar-se com o aperfeiçoamento da Contabilidade enquanto ferramenta de inserção do Brasil na economia mundial. Estamos falando da harmonização das Normas Contábeis Brasileiras com as normas internacionais.
Essa necessidade se mostra, a cada dia, mais inadiável, dada a interdependência econômica dos países. O fenômeno da globalização tornou irreversível a adoção de normas contábeis que sejam aceitas mundialmente.
Tal providência, além de facilitar as transações comerciais entre empresas e governos, garante transparência nas negociações.
Pelo lado do profissional, podemos esperar que a implantação de normas contábeis harmônicas traga maior segurança na realização de procedimentos importantes como perícias, auditorias e preparação de demonstrações financeiras.
2 – EXERCENDO A PROFISSÃO CONTÁBIL
Segundo o Decreto Lei nº. 9.295/96 – Artigo 12 – Os profissionais a que se refere esse Decreto-Lei somente poderão exercer a