Exerc cios do PIC
1.4_Nesta equação a+c=b+c para provar que a=b basta mudar o c de membro: a+c=b+c a=b+c-c a=b Provando que a=b.
1.7_Sabendo que a<b deduzimos que eles são diferentes, portanto podemos utilizar o mesmo processo do exercício anterior para descobrir se a inequação é verdadeira: a-c<b-c a<b-c+c a<b Como o exercício disse que a<b então a equação é verdadeira.
1.11_Os números impares são formados pelo produto do numero 1 com outros números impares maiores que ele porem, ele é o único que é múltiplo comum de todos os números impares. Portanto não há um numero impar que tenham um múltiplo comum aos outros impares maior que 1.
1.17_Já que b e múltiplo de a então b=(a.x) e como c é múltiplo de bentão c={y.(a.x)} ou seja c tem a em sua formação portanto é múltiplo do mesmo.
1.21_Se a é múltiplo de c podemos escrevê-lo da seguinte forma a=(c.x)=cx
Para descobrirmos se a+b é múltiplo de c podemos escrever: a+b cx+b
Caso b não seja múltiplo de c então ele também não é divisível por c. Portanto podemos dividi-los separadamente: cx/c=x Ou seja é divisível.
Porem b/c não resulta em um numero inteiro, então quando for somado com a resultará também em um numero não múltiplo de c.
Ex:
a=4 b=1 c=2 a+b/c 4+1/2
5/2
1.22_ Podemos obter os múltiplos de um numero a multiplicando o pelos números inteiros ou seja:
a.0=0
a.1=a
a.2=2a
Na primeira multiplicação podemos perceber que esse não e o numero que queremos pois a quentão diz ele não pode ser nulo.
Na segunda percebemos que encontramos o numero que queríamos pois e o menor depois do 0, e é o próprio a por que a.1 e igual a ele mesmo.
1.25_a)Essa propriedade é verdadeira porque não importa quantas vezes você multiplique 1 por ele mesmo o resultado será sempre 1.
b)E verdadeira porque a potenciação equivale a multiplicação de um numero por n vezes ou seja: a^n=(axa...xa)n vezes a^m=(axa...xa)m vezes
Quando multiplicar um pelo outro será equivalente a multiplicar a pelo numero de vezes de n, vezes o de n ou