EXERC CIOS DE TOXICOLOGIA 1
1) Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?
R: Intoxicado – quando o organismo é contaminado, por via digestiva, por exemplo, na ingestão de alimentos que já contém toxinas produzidas por micro-organismos ou quando nele foi introduzido ou se acumulou espontaneamente um veneno.
Os efeitos da intoxicação dependem da natureza da substância, por exemplo, se causadas por toxinas de bactérias ou por substâncias nocivas resultam geralmente de incômodos à cabeça, como dor, tonteiras, etc ou ao estômago como dores, etc, podendo chegar inclusive ao coma e colapso circulatório.
Infectado – quando o organismo é invadido por micro-organismos, micróbios patogênicos, agentes infecciosos, por via sanguínea ou ingestão de alimentos contaminados e aí se desenvolvem, produzindo toxinas e infeccionando este organismo. Os agentes infecciosos podem se localizar em um organismo, como pneumonia ou abscesso e inocular no sangue suas toxinas.
2) Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morta numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.
3) Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?
R: DL 50 > 2mg / Kg * 76 Kg = 152 mg, substância classificada como muito tóxica.
4) O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em?
R: É um conjunto de alterações químicas (ou estruturais) que as substâncias sofrem no organismo, geralmente, ocasionadas por processos enzimáticos, com o objetivo de formar derivados mais polares e mais hidrossolúveis.
Pode ser dividida em: Mecanismo de ativação ou bioativação e Mecanismo de desativação.
5) A partir de quantas horas, em média, o etanol começa a ser excretado pelo organismo humano? Qual a principal via de eliminação?
R: