EXERC CIOS DE PRINC PIOS CONT BEIS COM RESPOSTAS
1- (Analista de Mercado de Capitais – CVM/ESAF) O procedimento de segregar o patrimônio da empresa avaliada do patrimônio dos seus sócios está fundamentado no conceito da:
a) Materialidade
b) Identidade
c) Prudência
d) Entidade
e) Relatividade
2- (Auditor de Tributos Municipais/CE/ESAF) Jorge Trapalhão é comerciante (revenda de produtos veterinários) e fazendeiro. Apesar de a fazenda não estar incorporada ao patrimônio da firma comercial, ele não faz distinção dos fatos decorrentes de sua dupla atividade, na escrituração do estabelecimento comercial, em que pese utilizar normalmente empregados e produtos de um em outro estabelecimento. O procedimento de Jorge Trapalhão, analisado sob o aspecto contábil, está:
a. Correto, porque Jorge Trapalhão é pessoa física, uma vez que, de acordo com o Código Civil, a pessoa jurídica não pode ser formada de um único indivíduo.
b. Incorreto, porque contraria o princípio contábil da Competência.
c. Correto, porque qualquer que seja o seu sistema de escrituração, o resultado de suas atividades reverter-se-á totalmente em seu benefício
d. Incorreto, porque contraria o princípio contábil da Entidade.
e. Correto, porque, apesar de os misturar, ele não omite nem adultera os fatos contábeis decorrentes de sua dupla atividade.
3 – (Braspetro/Cesgranrio) O Princípio Contábil que se refere simultaneamente à tempestividade e à integridade do registro das mutações patrimoniais, determinando que este seja feito no tempo certo e com a extensão correta, de acordo com a Resolução n.º 750/1993 do CFC, é o da:
a) Entidade
b) Continuidade
c) Oportunidade
d) Competência
e) Prudência
4 – (Auditor do Tesouro Municipal – Prefeitura de Natal – RN/Esaf) A firma Previdente S/A, em 1°/8/2001, contratou um seguro anual para cobertura de incêndio avaliado em R$300.000,00, com vigência a partir da assinatura do contrato. O exercício social da Previdente é coincidente com o ano-calendário. O prêmio