Exerc cios de lubrifica o respostas
QUESTÃO 01
Lubrificação hidrodinâmica
Onde a força de sustentação, no filme de lubrificante, é gerada pelo movimento relativo entre as superfícies.
No caso de atrito fluido ou lubrificação hidrodinâmica (filme completo) o filme de lubrificante é suficientemente espessos para separar completamente as superfícies em movimento. Não ocorre contato metálico, com a consequente perda elevada de energia. É o melhor tipo de lubrificação e, com ele, o coeficiente de atrito é, geralmente, muito pequeno, atingindo valores de 0,001 ou menos.
Lubrificação elastohidrodinâmica
É caracterizada quando a pressão transmitida pelo fluido é elevada o suficiente para deformar elasticamente os corpos (corpo e contracorpo). A deformação é da mesma ordem de grandeza da espessura do filme.
As características desse regime dependem da:
• Rugosidade da superfície
• Pressão do filme de fluído
• Carga normal
• Dureza e rigidez das asperezas
Lubrificação limítrofe
Lubrificação Limítrofe: o filme formado e tênue, ou seja, e fino e delgado. Neste tipo de lubrificação observa-se o atrito limite.
A lubrificação limítrofe, comumente chamada de lubrificação de extrema pressão (EP), ocorre quando a temperatura e a pressão de carga são muito elevadas. Os lubrificantes utilizados neste tipo de lubrificação contem substancias em cujas estruturas estão presentes átomos de oxigênio, enxofre, cloro, fosforo ou chumbo. QUESTÃO 02
Viscosidade
É a propriedade vital de um lubrificante, porque influencia diretamente a habilidade de formar o filme de óleo que vai reduzir o atrito e o desgaste. Tem importância fundamental na chamada lubrificação hidrodinâmica. A viscosidade de um fluido está diretamente relacionada ao atrito interno entre as moléculas desse fluido e, portanto, representa a resistência desse fluido ao escoamento ou cizalhamento. Popularmente falando, um óleo de alta viscosidade é chamado de “grosso” e flui com dificuldade, enquanto o óleo “fino”, de baixa