EXERC CIOS DE LITERATURA
1-(PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar, a respeito de José de Alencar, que:
a) seus romances de costumes, ambientados na Corte, transplantaram fielmente os modelos de romances europeus, tal como se dá, por exemplo, em A Moreninha. b) sua ficção é sobretudo caracterizada por elementos satíricos e paró- dicos, por meio dos quais aponta o ridículo das teses nacionalistas então em voga.
c) sua importância vai além do valor propriamente literário de seus romances: está numa consciência de escritor que reflete sobre a cultura brasileira e desenvolve um projeto ambicioso.
d) sua ficção retrata expressivamente a sociedade brasileira do fim do século XIX, agitada pela Abolição e pela República, por cuja implantação, aliás, sempre lutou.
e) sua glória de escritor só se justifica se pensarmos que o público que consagrou se comprazia, ao ler seus romances, com o tom ameno em que se desenvolviam pálidas historietas sentimentais.
2- Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS - pode-se afirmar que:
a) é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
b) é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
c) é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
d) é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
e) é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
Texto para as questões 3, 4, 5 e 6
"Malditos românticos, que têm crismado tudo e trocado em seu crismar os nomes que melhor exprimem as idéias!...