Exerc Cios De Economia
1-Discuta brevemente a seguinte expressão; “A economia é uma ciência social”. A Economia é uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Seguindo o modelo das demais ciências sociais, a Economia enquanto ciência deriva da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais, com a exigência de estabelecer hipóteses e fazer predições que possam ser testadas com dados empíricos, onde os resultados são passíveis de serem demonstrados e repetidos, através da reprodução das mesmas condições da experiência. No entanto, à semelhança das outras ciências sociais, pode ser difícil os economistas conduzirem certos experimentos formais devido a questões práticas envolvendo a subjetividade humana.
2- Discorra sobre a sistematização de Robbins a respeito do conflito entre recursos escassos e necessidades ilimitadas.
A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.
Com isso, podemos notar que em Economia tudo se resume a uma restrição quase física – a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços com os recursos escassos disponíveis de cada sociedade. Mas lembre-se só existirá escassez se houver uma demanda para a aquisição do bem, tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana.
3-Apresente as limitações da ciência econômica, segundo Rossetti.
A ciência econômica, como toda e qualquer ciência, tem seus limites. Ela não conseguirá dar resposta para muitas perguntas. Além disso, mesmo que na maior parte do tempo seja necessário, para o bem do desenvolvimento científico, temos que ser positivos – ou seja, explicar a realidade sem nenhum tipo de juízo de valor – temos de lembrar que somos humanos, ou seja, temos valores, sentimentos e opiniões. E será impossível não ser normativo nestas horas e apontar para as