Exerc Cios Contabilidade De Custos 2015
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Nesta Seção faz-se um entendimento da evolução da contabilidade. Do início Geral ou Financeira, até a evolução para a Contabilidade de Custos, como uma forma mais apurada e a finalidade de calcular o custo dos produtos fabricados e daí para Contabilidade Gerencial. 1.2. A CONTABILIDADE GERAL OU FINANCEIRA
Até a Revolução Industrial, onde somente se praticava o comércio, e quando os bens eram quase todos produzidos por pessoas ou grupos de pessoas que não se organizavam sob a forma de empresas, as informações de um sistema de custos eram muito simples, pois, estas relações de comércio se verificavam através de empresas intermediadoras de mercadorias.
Assim, os registros eram efetivados em duas oportunidades: quando da aquisição das mercadorias, com a entrada nos estoques e, nas vendas, estes estoques eram baixados através de uma conta de resultado denominada Custo das Mercadorias Vendidas (CMV). Esses eventos eram acionados por operações financeiras de compra ou de venda destas mercadorias. Sua apuração era procedida de forma simples: necessitava somente do levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era verificada pelos documentos de entrada. (Martins, 1998 : 20-21).
O CMV era apurado com a identificação dos estoques no início e no final do período em que se levantava o Balanço Patrimonial. Evoluiu, passando a ser controlado durante todo o exercício.
Tal providencia, proporcionou melhor acompanhamento dos sistemas de custos das empresas por parte dos dirigentes e, em alguns casos, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. 1.3. CONTABILIDADE DE CUSTOS O tratamento dado aos custos passou a ser melhor elaborado com o advento da industria de transformação e sua atuação em larga escala, embalada pela Revolução Industrial, quando a aquisição de mercadorias não era destinada à venda mas à transformação em outros produtos. Aliado a outros fatores de