Exerc cios cap tulo 5
2- Biotita, Grupo dos anfibólios, Grupo dos piroxênios e Olivinas.
3- Félsicas – Granito e Riolito e intermediárias – Granodiorito, dacito, diorito e andesito.
4- Granito e granodiorito.
5- Uma magma formado por cristalização fracionada tem seus cristais separados pelo líquido remanescente, enquanto um magma formado por resfriamento normal não apresenta cristais.
6- Pela diferente temperatura de fusão dos minerais, alguns se cristalizam antes (os mais ferro-magnesianos), restando cristais e magma residual, progressivamente assim obtém-se minerais mais félsicos em sua composição. Esses minerais fracionados podem, concentrados, formar rochas de diversas composições, através de diversos processos. Além da temperatura, variações na pressão e de fases fluidas do magma, entre outros fatores, podem alterar a sequência de cristalização magmática.
7- Na interação manto-núcleo.
8- Os magmas são formados em três principais ambientes tectônicos. As zonas de subducção – quando há afundamento de uma placa sob outra, o aumento da temperatura faz com que a água, principalmente, presa nos poros e nas estruturas dos minerais, seja liberada, favorecendo a fusão do manto acima da placa, formando magma, que pode ascender em diferentes níveis da crosta, dando origem a regiões onde há normalmente, grandes concentrações de vulcões. As zonas divergentes – quando as placas se afastam o manto ascende e funde-se por descompressão com minerais, formando o magma basáltico, rico em sílica. As Plumas Quentes- Ou “Hot Spot” – podem se originar no manto ou na interação manto-núcleo. O calor gerado por esses pontos quentes promovem a fusão das rochas do