Exerc cio de bioqu mica
Após o conceito sobre a classificação das proteínas, desnaturação proteica e degradação explique:
1 O que é desnaturação proteica? Quais fatores causam? Resposta: Desnaturação proteica ocorre quando a proteína perde a sua estrutura secundaria terciaria, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido fazendo com que quase sempre ocorra perda da sua atividade biológica. Fatores causadores são aumento de temperatura; cada proteína suporta certa temperatura, se esse limite ultrapassar ocorre:
Desnaturação;
Extremos de pH;
Solventes orgânicos (acetona);
Soluto ureia;
Exposição de solutos a detergentes;
Agitação vigorosa. 2 Qual é a relação entre a desnaturação proteica e a digestão alimentar? Palavras-chave: como ocorre a digestão, qual é a função dos ácidos, pH, lipase e pepsina. Resposta: A digestão alimentar começa na boca passa pelo esôfago, estomago, fígado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso.
A digestão da proteína começa no estomago que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores e hidrolisando as ligações peptídicas com intestino delgado as proteínas sofrem com a ação das enzimas produzida pelo pâncreas (tripsina quimotripsina elastase e carboxipolipeptidase).
Após os peptídeos serem absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas 1% das proteínas ingeridas é excretada nas fezes. Os aminoácidos participaram da construção dos tecidos formação de enzimas e de hormônios anticorpos no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos (anabolismo e catabolismo).
3 Qual é a relação entre desnaturação proteica e a hipertermia corporal? Palavras-chave: hipertermia consequência da hipertermia.