Exerc Cio 1 Introdu O Economia
Uma vez cientes de tal correlação, torna-se mais simples a tarefa de compreender a interdependência das ações humanas. Tomemos como exemplo a influencia do modo de produção na organização social e consequentemente na política de certa sociedade: atualmente organizamo-nos de forma a produzir excedentes para o exercício do princípio econômico vigente, o lucro – possível apenas através do comércio daquilo que é produzido, ou seja, é o princípio capitalista do lucro que rege as relações políticas.
Um exemplo menos abstrato pode ser encontrado no confronto ideológico de dois sistemas econômicos durante a segunda metade do século vinte. A Guerra Fria opôs, em função de discordâncias com o modo de produção e distribuição de riquezas, duas potências mundiais da época: Estados Unidos e União Soviética. Aqui podemos claramente verificar a relação dos estudos das questões econômicas com as relações diplomáticas.
Foi por motivos econômicos que o homem inventou a agricultura e as cidades – notadamente centros de intercâmbio cultural. Também por motivos econômicos os feudos tornaram-se Estados unificados; burgueses derrubaram o absolutismo; guerras foram iniciadas e tratados de paz foram assinados. Foi com a ânsia europeia de buscar novas riquezas em terras desconhecidas que a América foi descoberta e