Exemplos de situações envolvendo estilos de negociação
&
NEGOCIAÇÃO
CONFLITO
& NEGOCIAÇÃO
IBGM
PROFESSORA: ANA PAULA NORIKO
ALUNAS:
ANA CAROLINA MONTEIRO TRAJANO DE OLIVEIRA
DANIELLY FERREIRA DE CASTRO
DAYANE CARVALHO DA COSTA
DINILSON XAVIER
LILIANE ROLIM SILVA
MARTA AZEVEDO
ESTILOS DE CONFLITOS
SITUAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
1. ESTILO RESTRITIVO – Um encarregado geral de uma empresa privada negociando o valor das horas extras com o chefe dos engenheiros:
O encarregado estabelece um valor acima do que a organização esta disposta a ofertar. Para convencer e ganhar nesta negociação o chefe dos engenheiros oferece valor abaixo do estimado pelo o encarregado, o chefe dos engenheiros diz que esse é o valor final e que ele tem que aceitar, pois a equipe do encarregado necessita que isso seja resolvido de imediato, desta forma recebendo as horas pendentes. O encarregado sabendo da situação crítica, aceita o proposto pelo engenheiro por medo de uma cobrança de sua equipe. Portanto, o engenheiro o deixou sem outra alternativa assumindo o controle da situação.
2. ESTILO ARDILOSO – Um vendedor e seu gerente negociando a cota de vendas mensal:
O vendedor por sua vez quer estabelecer uma cota de R$ 5.000,00 mensal para todos os vendedores e o gerente ouvi com atenção sua proposta, diz que vai considerar, porém isso não pode ser atendido de imediato, necessitando assim de um tempo para ser bem avaliado. Esta atitude fez com que o vendedor se sentisse bastante confiante, esperando a efetivação da proposta. Contudo, o gerente apenas quis ganhar tempo, por que esta questão não se resolveria nem tão cedo.
Após algum tempo, o vendedor procura novamente o gerente para obter resposta, então o gerente diz para o vendedor que o valor da cota tem que ser maior do que proposto e que se baseou nisto por ter confiança na capacidade da equipe de vendas para bater tal meta, mantendo o valor da cota da forma que ele quer.
3. ESTILO AMIGÁVEL – Uma técnica em contabilidade negocia