Exemplos de Engenharia
Ambas as engenharias possuem uma formação semelhante. Durante os dois primeiros anos da graduação, os alunos fazem o chamado “Ciclo Básico”, onde estudam matérias que darão uma base para o ciclo profissional, como por exemplo física, cálculo, álgebra, programação entre outras. Ao terminarem, são separados e começam a fazer matérias mais específicas de suas respectivas carreiras, como, por exemplo, na engenharia química “Ciência e Tecnologia dos Materiais” e “Bioquímica” e na engenharia civil “Análise de Estruturas” e “Mecânica dos Solos”. A partir daí os alunos podem ir em busca de estágios, onde podem aplicar o que aprenderam, além de aprender mais. Durante toda a graduação, os alunos podem fazer uma Iniciação Cientifica, que é uma bolsa dadas a alunos que os incentivam a fazerem pesquisas sobre a sua área.
As atribuições dos profissionais das indicadas áreas são o inglês fluente e, no caso da engenharia química, um gosto por exatas, principalmente por química, alguns estágios e uma iniciação científica durante a faculdade. No caso da engenharia civil, além do inglês fluente e dos estágios e do gosto por matérias da área de exatas, a principal atribuição é saber lidar com gente, instruídas ou não, já que pessoas não instruídas é o que mais existe em obras.
O mercado de trabalho de ambas está em alta. Na área de Engenharia Química, com o avanço cada vez maior das pesquisas sobre o petróleo, das escavações do pré-sal, das sustentabilidade, das pesquisas sobre energias renováveis e do desenvolvimento de novos produtos que facilitam nossas vidas, exige uma grande demanda de profissionais. O