Exemplos de alianças estrategicas
1-Um exemplo de aliança estratégica dada por Tachizawa e Rezende [2000] foi entre a Sadia e Refinações de Milho Brasil no lançamento da margarina Mazzola. A Sadia, com know-how de produzir e distribuir margarinas, se ressentia pela falta de uma marca forte. A Refinações, com uma marca forte, não era especialista em produção e distribuição de margarinas. A melhor alternativa para ambas foi implantar uma aliança estratégica.
2-Na área de tecnologia de ponta, temos o caso que envolveu a IBM, a Apple e a Motorola, três grandes rivais, no desenvolvimento de parcerias com organizações fornecedoras, congêneres e, em última instancia, até com empresas concorrentes.
3-As indústrias automobilísticas General Motors (GM) e PSA Peugeot Citroën anunciaram uma aliança para compartilhar plataformas de veículos, componentes e módulos e criar uma joint venture de compras para produtos e serviços que atue em escala mundial, com volume total de compras de aproximadamente US$ 125 bilhões por ano.
4-A Datamax-O’Neil e a Motorola Solutions se uniram em uma aliança estratégica global para desenvolver e fornecer soluções de hardware líderes do setor e de baixo custo. Por meio de esforços combinados para o desenvolvimento de produtos, a Datamax-O’Neil e a Motorola conseguem fornecer os melhores conjuntos de soluções da classe para clientes globais em vários vértices do setor, como: Varejo, Mobilidade em campo, Transporte e logística, Governo e segurança pública, Fabricação e depósito e Saúde.
5-A Visa Inc. (NYSE:V) e a Intel Corporation anunciaram um acordo estratégico para o desenvolvimento de soluções de comércio móvel, sob medida para os consumidores dos países desenvolvidos e emergentes. Durante uma coletiva realizada no Congresso Mundial de Mobilidade em Barcelona, as empresas delinearam planos para colaborar e garantir que os consumidores desfrutem de uma experiência consistente, perfeita e segura nos smartphones e tablets baseados no Intel®