Exemplo Denise Sostemeyer E Alejandra Eisman
1640 palavras
7 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Química Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de
Processos Químicos e Bioquímicos
Ecologia Industrial
Análise de Processos pelos Princípios da Engenharia Verde
Denise Sostmeyer Barriquello
Rio de Janeiro, 21 de Outubro de 2011.
1. Objetivos
Analisar sob aspecto dos princípios da Engenharia Verde o quão verde é a produção de um dado produto com origem renovável.
2. Introdução
No setor produtivo, é nítida a necessidade de que os sistemas humanos devam ser considerados como parte dos sistemas naturais e se aproximar ao máximo das características destes. Essa concepção de sistemas industriais similares aos ecossistemas naturais, onde pouquíssimas perdas são verificadas, é a base do conceito de Ecologia Industrial.
A Ecologia Industrial visa, igualmente, como a Prevenção da Poluição ou a Produção Mais Limpa, prevenir a poluição, reduzindo a demanda por matérias-primas, água e energia e a devolução de resíduos à natureza. Porém, enfatiza a sua obtenção através de sistemas integrados de processos ou indústrias, de forma que resíduos ou subprodutos de um processo possam servir como matéria-prima de outro. Difere, nesse ponto, da Produção Mais Limpa, que prioriza os esforços dentro de cada processo, isoladamente, colocando a reciclagem externa entre as últimas opções a considerar.
O sentido geral é de, por meio de um sistema industrial e dos reaproveitamentos e transformações possíveis, utilizar ao máximo os recursos naturais inevitavelmente necessários, reduzindo a um mínimo a pressão sobre a natureza, tanto do lado da demanda quanto do da restituição.
2.1. Engenharia Verde
Engenharia verde é o projeto, comercialização e uso de processos e produtos, que são viáveis economicamente, minimizando:
1) Geração de poluição
2) Risco para a saúde humana e o ambiente.
Engenharia verde segue o conceito de que as decisões para proteger a saúde humana e do ambiente pode ter o maior impacto e