Exemplo de um Plano Estratégico de um Negócio
II.Situação Atual
Temos ou somos:
Equipe de artesãos/artistas plásticos especializados e criativos.
Experiência no mercado
Motivação e determinação para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.
Formação de mão- de – obra especializada e diversificada para o setor.
Conscientes da responsabilidade em um desenvolvimento sustentável.
III.Situação Desejada
Desejamos ter/ser:
Ser referência em cenotécnica na qualidade, pontualidade e diversidade de produtos.
Referência de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias alternativas para cenários, esculturas, pintura e indumentária com responsabilidade socioambiental.
Acervo do segmento de cenotécnica para aluguel.
IV- Análise de Cenário 1
Mercado: Economia Criativa, Produção Cultural voltada para os serviços de cenotécnica em artes visuais.
De acordo com o Ministério da Cultura, a Economia Criativa cresce mais que o PIB no Brasil nos últimos anos. A cultura entra como ferramenta de incentivo para um desenvolvimento econômico, justo e sustentável. As atividades culturais são estratégicas e geram trabalho, emprego e renda, além de promover a inclusão social.
Segundo pesquisa da Organização Internacional do trabalho (OIT) os dados indicam uma participação de 7% de bens e serviços culturais no PIB mundial, com crescimento anual previsto em torno de 10% a 20%. No Brasil, o crescimento médio anual dos setores criativos é cerca de 2,10% superior ao aumento do PIB nacional de 4,3% nos últimos anos, alcançando 6,13%.
Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelam que cerca de 6% do total de empresas do país estão voltadas para a produção cultural empregando formalmente cerca de 3,7 milhões de pessoas e são