exemplo de trabalho sobre o ppp
Os princípios filosóficos dizem respeito à nossa visão de mundo, às concepções mais gerais em relação ao projeto de sociedade que queremos, ao papel da educação e à função social da escola.
Compreender a educação como desenvolvimento integral e pleno que favorece a construção de conhecimentos e valores. Oportunizando aos(às) educandos(as) a ação, a integração e a interação, a partir deles(as), que são o centro de nossa proposta pedagógica.
Priorizar a autonomia para oportunizar o exercício de enfrentar situações-problema, refletir, criar e transformar.
B)
C) O processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar depende fundamentalmente de dois sujeitos: o professor e o aluno. A cada um deles corresponde um papel que inclui responsabilidade e funções que determinam o desenvolvimento efetivo deste processo. Entretanto, nem sempre professores e alunos entendem seus papéis com clareza, mesmo que estes estejam expressos no Projeto Político Pedagógico da escola, o que compromete tanto o trabalho docente quanto o desempenho discente.
O professor que propicia as condições para aprender e o aluno que as aproveita sabendo-se aprendiz, desempenham seus papéis segundo a concepção sócio-construtivista interativa de
Jonnaert e Borght (2002, p. 249). Segundo eles o papel do professor é “organizar a dimensão interativa, contextualizando o saber a aprender”. Já o papel do aluno é “o de aprender” (2002, p.
252).
D) Em algumas escolas, normalmente, o momento do planejamento docente se divide em duas etapas: no início do ano, onde se traçam as linhas gerais, compreendendo relação de conteúdos, recursos didáticos e instrumentos de avaliação; e depois individualmente, cada professor elabora