EXEMPLO DE TRABALHO DE MTP
Introdução:
A história do transporte cultural ferroviário em interface com o turismo inicia-se com o pioneirismo do tipógrafo e editor inglês chamado Thomas Cook. Cook era um ex-pastor protestante que acreditava que os graves problemas sociais da classe trabalhadora da Inglaterra estavam relacionados ao álcool. A idéia de Cook era levar simpatizantes anti-alcóolicos para um congresso na cidade de Loughborough a fim de se discutir soluções para o problema. A empresa ferroviária Midland Railway Company transportou mais de 500 pessoas entre as duas cidades de Leicester e Loughborough e com o grande sucesso da viagem, Cook passou a associar o transporte ferroviário ao turismo.(Palhares, 2002)
O transporte ferroviário de uso exclusivamente turístico encontra-se dividido em cênicos e nostálgicos (Palhares, 2002). Os passeios cênicos são realizados por trens panorâmicos, onde essas viagens são verdadeiros espaços de contemplação da paisagem; já os passeios nostálgicos são realizados em antigas locomotivas a vapor, como as marias-fumaça, que permitem ao turista um contato com os referenciais históricos e culturais. Sobre os trens nostálgicos, Palhares (2002) explica:
(...) trens nostálgicos de longo percurso, talvez o melhor exemplo seja o famoso Orient Express. Fora este, muitas marias – fumaça ao redor do mundo permitem aos turistas e entusiastas do sistema ferroviário reviver todo o glamour deste estilo de viagem, característico principalmente dos anos iniciais do desenvolvimento do transporte ferroviário. (Palhares, 2002, p. 287).
Os passeios em trens nostálgicos efetuados em antigas locomotivas a vapor estão sendo cada vez mais inseridos em pacotes turísticos, como é o caso do “Trem da Estrada real”. Este é um passeio oferecido pela Secretária de Turismo do Município da Paraíba do Sul, em que está repleto por valores e significados históricos.