Exemplo De Segrega O De Fun Es
Um dos principais princípios de controle interno administrativo é a segregação de funções, que consiste na separação entre as funções de autorização, aprovação de operações, execução, controle e contabilização, de tal maneira que nenhum funcionário detenha poderes e atribuições em desacordo com este princípio.
Analisando os casos:
1) Neste, não há segregação de funções. Esse controle interno é muito frágil, servindo de base para erros e irregularidades. A preocupação maior nessa área deveria ser a de autorização por pessoa independente da função de aquisições. As rotinas internas de controle devem ser determinadas de modo que uma área controle a outra.
Exemplo:
Setor requisitante informa ao setor de compras, por meio de formulário de requisição, que necessita de um determinado bem.
Setor de compras, verifica se a requisição foi devidamente aprovada por pessoa autorizada segundo os limites de competência estabelecidos pelas normas da empresa, seleciona fornecedores com base em seu cadastro, verifica preços, escolhe aquele de melhor condições comerciais e efetua a compra.
Setor de recepção, recebe o bem e nota fiscal do fornecedor e dá o "certifico", indicando a quantidade recebida e que o mesmo está em bom estado.
Setor de contabilidade, recebe a nota fiscal da recepção, faz o lançamento contábil (D - estoque C - fornecedores) e envia a nota fiscal e relatório para o contas a pagar.
Setor de contas a pagar, recebe documentos da contabilidade, verifica o certificado da recepção, confronta com a ordem de compra e habilita-a para pagamento.
Setor financeiro, recebe a nota fiscal do contas a pagar, verifica se foi habilitado por esse setor e processa o pagamento.
Setor de contabilidade, recebe o processo de pagamento do setor financeiro, verifica se a documentação está em ordem, faz o lançamento contábil (D fornecedores C Bancos).
2) Baseado no conceito de segregação e do exemplo acima, podemos afirmar que neste caso, há