Exemplo de petição de queixa crime
CAIO EVARISTO, brasileiro, divorciado, administrador de empresas, portador da carteira de identidade nº..., inscrito no CPF sob o n ..., residente e domiciliado..., por seu advogado subscritor desta, vem à presença de Vossa excelência, com fulcro no art.41 do Código de Processo Penal, oferecer QUEIXA CRIME, em desfavor de CLÓVIS, brasileiro, solteiro, jornalista e comentarista esportivo, portador da carteira de identidade n°., inscrito no CPF nº..., residente e domiciliado..., pelos motivos de fato e direito a seguir expostos.
I-DOS FATOS
Trata-se de uma queixa-crime oferecida em desfavor de Clóvis por este ter cometido os crimes previstos nos Artigos 138, 139 E 140 do Código Penal.
Diante dos fatos e fundamentos a seguir apresentados, observa-se os indícios de autoria e materialidade.
II-DO DIREITO
II. I- DA CALÚNIA
Ocorre que, no dia 07/01/2013, durante o programa de televisão “Futebol da Hora”, no canal VX, o querelado afirmou, mesmo não sando verdadeiras as suas afirmações, que o querelante “havia ‘roubado’ o clube LX F.C. no qual é dirigente, pois tinha se apropriado indevidamente de R$ 5 milhões pertencentes ao LX F.C., na condição de seu diretor-geral, quando da venda do jogador Y, ocorrida em 20/02/2012” e que “já teria gasto parte da fortuna ‘roubada’ com festas, bebidas e prostitutas”, logo afirmando tais fatos diversas vezes e sabendo que os mesmos não possuíam nenhuma veracidade, o requerido encontra-se em condições de ser submetido a pena do crime prevista no Art. 138 do CP.
II. II- DA INJÚRIA
Prosseguindo com a sua empreitada ofensiva, disse que o requerente não teria condições de gerir o clube LX F.C., pois o mesmo seria “um burro de capacidade intelectual inferior à de uma barata” e com isso “tinha levado o clube a falência, porém estava com os bolsos cheios de dinheiro do clube e dos torcedores”, com isso o querelado