exemplo de pauta jornalística
#DATA=
#REPORTER= LARISSA FREIRE
Olá repórter,
Nossa proposta de pauta será contar os dramas de famílias que possuem parentes desaparecidos ,e , por meio dessas histórias, alertar as pessoas para uma questão social no Brasil, pouco espelhada pela mídia. #DIRECIONAMENTO
O primeiro passo será realizado com as famílias de pessoas desaparecidas. Faremos uma entrevista em profundidade com o objetivo de enriquece nossa matéria e tentar reconstruir cenas onde o leitor possa se sentir envolvido na situação e prender sua atenção. Vamos registrar fotos, objetos pessoais, tudo que possa se aproximar da história. Será um passo muito importante e delicado, pois trataremos com histórias reais e que , na maioria das vezes, ainda não tiveram um desfecho , trazendo muito sofrimento aos personagens.
O segundo passo será entrevistar órgãos do governo competentes para lidar com desaparecimento de pessoas. Vamos em busca de números; pediremos um balanço da quantidade de casos registrados no último semestre no Estado do Ceará e compará-los com os números do ano anterior; como esses casos são registrados; investigar se existem bancos de dados; E se é possível identificar o perfil da dos desaparecidos (idade/sexo/motivo). Esta etapa será de caráter investigativo, nosso foco será investigar “O que” , “como funcionam” os órgão (SETRA/CREAS/ Delegacias) e quais os procedimentos efetuados quando acionados para estas ocorrência. Não podemos esquecer de indicar telefones e endereços para colocar nos serviços!
Nosso terceiro passo será uma entrevista com um jurista. Ele nos esclarecerá sobre o que a Constituição Federal nos diz sobre desaparecidos. Este passo será fundamental para nossa matéria. Muito não conhecem a palavra da lei, nem os vários projetos de lei que asseguram apoio legal e psicológico aos familiares na busca. Esse desconhecimento pode gerar graves infrações contra os envolvidos.
O quarto passo será para nossa