Exemplo de olimpíadas de português 2012 - a cidade do progresso desigual
A cidade onde eu vivo está localizada na região metropolitana de São Paulo, dados de 2010 indicam que sua população é de aproximadamente 1.222.357 habitantes e é considerada como a oitava maior economia do Brasil. Guarulhos é referência no setor logístico, pois além de ser privilegiada com o maior aeroporto da América Latina é também favorecida com rodovias que dão acesso aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo assim o município se tornou o elo de São Paulo entre esses dois estados.
Apesar de parecer vangloriosa, a cidade sofre com a falta de infraestrutura, a prefeitura até se compromete em executar obras de pavimentação, recapeamento dos asfaltos, drenagem, revitalização dos córregos e desenvolvimento de pontes e viadutos entre outras, porém é muito difícil ver essas promessas executadas. E não é somente aí que está o problema, minha cidade não gera emprego suficiente para suprir as necessidades da população, não há muitas opções de universidade, o trânsito é na maioria dos dias caótico, a saúde é precária, a segurança insuficiente e a sua cultura é desconhecida por boa parte da população e esquecida pelos governantes.
A maioria dos bairros de Guarulhos são asfaltados, um progresso que começou a ser desenvolvido pelas mãos do ex-prefeito, Paschoal Thomeu, porém é possível encontrar, infelizmente, moradores de periferias, como o desfavorecido Cabuçu, que continuam a pisar no barro.
Minha cidade foi apelidada popularmente como a Terra dos tatus, esse querido apelido não se originou de nossa fauna, mas sim dos grandes buracos encontrados nas ruas de Guarulhos que, infelizmente, são mais comuns nas periferias. Não entendo porque isso ocorre, pois sou testemunha de vários recapeamentos, talvez não sejam de qualidade ou não possuam qualidade suficiente para sustentar as frequentes chuvas que geram grandes enchentes.
Concordo que as enchentes são uma resposta à falta de respeito do povo com o meio ambiente, pois se cada