Exemplo de introdução ao artigo de opinião
O aborto deve ou não deve ser legalizado? Por quê?
Há muitos anos, as nações discutem questões científicas, éticas, morais e religiosas que envolvem o aborto. Ele é legalizado e feito de forma segura em vários países, mas é ilegal e visto como grave crime em outros. Muitas mulheres (de todas as classe sociais e religiões) já interromperam uma gravidez indesejada, com ou sem ajuda médica, com ou sem respaldo legal. Uma das principais discussões é se a legalização do aborto diminuiria uma gravíssima questão de saúde pública: as complicações pós-aborto, que são a terceira causa de morte entre mulheres em idade fértil. O que você acha? Por razões médicas ou por escolha pessoal da mulher, o aborto deve ou não ser legalizado?
Introdução ou tese
Resposta: SIM, o aborto deve ser legalizado.
Considerando que, nem sempre, a concepção de uma criança é fruto de um vínculo de amor e que, por vezes, esse momento pode ser angustiante, quando ocorre de forma indesejada ou até mesmo por vias de violência contra a mulher, deve ser oferecido à mãe o respaldo legal para que ela possa tomar decisões sobre a gestação, incluindo, a interrupção, quando comprovados seus motivos.
Note que:
“Nem sempre” e “por vezes” são expressões que indicam as ressalvas, ou seja, as exceções que exigem atenção do autor, quando tratamos de casos polêmicos;
“Deve ser” é o mesmo que “eu acredito que deve ser”. Ainda que o artigo de opinião possibilite que o autor exponha sua argumentação pessoal, é recomendável que se utilize expressões impessoais, para garantir o poder de convencimento da produção.
“Forma indesejada” ou “violência contra a mulher” indicam que o autor está a par da polêmica e que realizou leituras prévias a respeito do tema.
“Respaldo legal” é uma palavra-chave, pois é a base na qual se sustenta a problemática apresentada.
“Seus motivos” é a expressão chave que dá o enlace para os próximos parágrafos, onde, provavelmente, serão apresentados argumentos