Exemplo de documento de visão de um projeto
Um sistema de controle de vigilância e portarias possibilita um controle de escala, o mapeamento de rotas de ronda e a automatização da comunicação e monitoramento de horário de vigilantes e porteiros na UFRPE.
O retorno do investimento esperado é a agilidade dada aos processos anteriormente feitos manualmente e também uma melhoria na organização das rondas e escalas dos funcionários associados à segurança da universidade, bem como reduzir custos.
O software será administrado pelo Delogs (antigo DSMI). Portanto, somente pessoas devidamente autorizadas podem acessar o software. As funcionalidades disponíveis são: controle de escalas, ponto de entrada e locais de trabalho (postos de segurança) de funcionários(terceirizados), rotas e horários de ronda, controle de equipamentos de rádios HT e monitoramento de câmeras, controle de emissão de adesivos para veículos de docentes e discentes.
O controle de escalas é baseado nos turnos em que cada funcionário irá trabalhar.
Cada funcionário trabalha num turno de 12/36 (trabalha 12 horas, descansa 36) e em cada posto de segurança (10, no total), são necessários no mínimo 4 funcionários presentes. Além disso, cada funcionário possui um “rendeiro” (funcionário que assume o posto de outro funcionário quando acaba seu turno) fixo. Portanto, dados os nomes dos funcionários, o sistema verifica quais os horários e postos que necessitam de funcionários e aloca os funcionários nestes postos e exibe uma tabela com estes dados. O sistema também deve cadastrar os funcionários e seus respectivos rendeiros.
O sistema também deve alocar um funcionário em cada portaria do campus. Além disso, um dispositivo de leitura de digital recebe os dados de um funcionário e o sistema insere o horário de ponto no banco de dados.
Três funcionários são responsáveis por realizar uma ronda em qualquer localidade do campus. O sistema deve criar uma escala de funcionários