EXEMPLO DE CORREC O DO TESTE
1.1 Indique o valor de verdade de cada uma das afirmações.
1.1.1 A linguagem, encarada como mero sistema de comunicação, é propriedade exclusiva dos seres humanos. Asserção falsa
1.1.2 A capacidade articulatória não é propriedade exclusiva dos seres humanos. Asserção verdadeira
1.1.3 A arbitrariedade é uma característica exclusiva da linguagem humana. Asserção verdadeira
1.1.4 Os primatas não humanos conseguem discriminar frases pertencentes a línguas diferentes. Asserção verdadeira
1.1.5 A imitação vocal e a aprendizagem são competências exclusivamente humanas. Asserção falsa
1.2 Apresente para cada uma das asserções um argumento que justifique a sua opção.
1.1.1 Se a definição de linguagem for sinónima de sistema de comunicação esta faculdade alargar-se-á às espécies não-humanas, pois estas possuem igualmente sistemas de comunicação construídos em muitos casos a partir da capacidade vocal e dos sistemas de acção–percepção, cuja complexidade varia entre espécies.
1.1.2 Muitas espécies animais manifestam capacidade vocal e articulatória. Do ponto de vista da biomecânica da produção dos sons, várias espécies de aves e de primatas não–humanos produzem formantes ao vocalizarem sons específicos da espécie a que pertencem.
1.1.3 O conceito de arbitrariedade, por oposição ao de naturalidade, consiste na combinação de signos acústicos organizados num sistema formal finito. É esta, tanto quanto se sabe, a principal característica que distingue os seres humanos das espécies animais.
1.1.4 Estudos efectuados demonstraram que os primatas não-humanos são capazes de discriminar sons pertencentes a línguas diferentes, sem treino prévio. Tal parece sustentar-se na capacidade de encontrar diferenças rítmicas entre essas línguas.
1.1.5 Nem a imitação vocal nem a aprendizagem são características exclusivas da espécie humana, pois, por exemplo, os chimpanzés possuem notáveis capacidades articulatórias e de aprendizagem que poderão ter a ver com o