Exedente do produtor
O capitulo inicia-se com um exemplo de possíveis compradores de livros usados, 5 estudantes com diferentes gostos , preferências e disposição de pagar um valor x pelos livros e estes fatores determinam quanto eles ganham da oportunidade de comprar livros usados e através deste explica o significado de excedente do consumidor . Dependendo do valor do livro oferecido pelo mercado quanto mais alto o valor que eu estiver disposto a pagar pelo livro maior será meu excedente do consumidor.para entender usaremos o exemplo do livro:
Um livro esta sendo oferecido a 30 reais, eu estava disposto a pagar 59,lucro 29 reais
Um segundo comprador só pagaria 45, lucrou 15 reais
Um terceiro pagaria 35, lucrou 5 reais
Já um quarto só pagaria 25, não comprou e não teve lucro
A soma do lucro obtido pelos compradores é o excedente do consumidor total: o excedente do consumidor total gerado pelas contas de um bem a dado preço é igual à área por de baixo da curva de demanda, mas acima do preço. Esse princípio se aplica independente do número de consumidores.
O excedente do produtor parte do mesmo principio do excedente do consumidor estando relacionado com a curva de oferta, podemos usar o exemplo dos livros acima citados, mas relacionados como possíveis vendedores. O preço mais baixo pelo qual um vendedor em potencial esta disposto a vender é denominado de custo do vendedor, lembrando que a verdadeira medida do custo de fazer algo é sempre o custo de oportunidade, ou seja, o verdadeiro custo de algo é aquilo que temos que abrir mão para obtê-lo. Vários vendedores estão dispostos a vender livros, alguns pelo preço mínimo de 10,00, outros por 40,00, mas os compradores estão dispostos a pagar 30,00, quem esta disposto a vender por 10, 00, mas no mercado vende por 30,00 acaba tendo lucro 20,00. Quem estava disposto a vender por 20,00 e acaba vendendo por 30,00 também tem lucro. E esses lucros são chamados excedentes do produtor individual e