Execução de revestimento cerâmico
Construção Civil II
Gabriel de Paula Canhetti
51121360
Trabalho da disciplina de Construção Civil II, do curso de Engenharia Civil do 7º Termo B.
Universidade do Oeste Paulista Prof.ª Ivan Liboni
Presidente Prudente – SP
2013
Execução de revestimento cerâmico
O sistema de revestimento cerâmico pode ser dividido em quatro conjuntos de componentes principais: camada de regularização, a de fixação, peças cerâmicas e juntas (entre peças cerâmicas e painéis).
A camada de regularização é executada previamente à fixação e das peças cerâmicas. A camada de fixação tem como finalidade proporcionar aderência entre a cerâmica e a camada de regularização, que é feita por argamassa adesiva (na maioria das vezes) ou cola. As argamassas colantes são produtos industrializados que vem em forma de pó em estado seco, ele proporciona melhor resistência de aderência que a argamassa convencional, sua retração não provoca tensões prejudiciais na camada final de revestimento (quando empregada em pequena espessura), permite a utilização de uma técnica de grande produtividade, mais simples e limpa. Além disso, o custo total do serviço é mais baixo (considerando o aumento da mão-de-obra) que o custo total do serviço pelo método tradicional.
Para preparar a argamassa colante basta adicionar água nas proporções indicadas pela embalagem, porém para que a argamassa obtenha suas características indicadas, deve-se esperar um tempo para permitir que os componentes ativos na argamassa reajam, este tempo é de aproximadamente 30 minutos, maior que o recomendado pelos fabricantes que é geralmente entre 15 e 20 minutos. As características exigidas para argamassas colantes são: tempo de vida, de abertura e de ajustamento compatíveis com as condições de trabalho, plasticidade