Execu O De Desmonte De Rochas Em BANCADAS
FAENGE – FACULDADE DE ENGENHARIA
Execução de desmonte de rochas em BANCADAS
JOÃO MONLEVADE
2014
PERFURAÇÃO DE ROCHAS
A perfuração de rochas, dentro do campo dos desmontes, é a primeira operação que se realiza e tem como finalidade abrir uns furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciços para alojar as cargas explosivas e acessórios indicadores.
PERFURAÇÃO POR PERCUSSÃO
Também conhecido por perfuração por martelo, é o método mais comum de perfuração para a maioria das rochas, os martelos podem ser acionados a ar comprimido ou hidráulicos. As perfuratrizes rotopercussivas geralmente exercem um papel menor quando comparadas com as máquinas rotativas nas operações mineiras a céu aberto. Sua aplicação é limitada à produção das pequenas minas, perfuração secundária, trabalhos de desenvolvimento e desmonte controlado. Porém, o sistema de furo abaixo ou de fundo de furo (down the hole) com diâmetro de perfuração na faixa de 150 mm (6”) a 229 mm (9”) vem ganhado campo de aplicação nas rochas de alta resistência por propiciar maiores taxas de penetração quando comparadas com o método rotativo. Estas perfuratrizes possuem dois sistemas de acionamento básicos, rotação e percussão.
Os equipamentos roto-percussivos se classificam em dois grandes grupos, segundo a posição do martelo: 1)martelo de superfície (Top-Hammer); 2) martelo de fundo de furo (Down The Hole).
A perfuração rotopercussiva se baseia na combinação das seguintes ações:
Percussão: os impactos produzidos pelas batidas do pistão do martelo originam ondas de choque que se transmitem à rocha.
Rotação: com este movimento se faz girar a broca para que se produzam impactos sobre a rocha em diferentes posições.
Pressão de avanço: para se manter em contato a ferramenta de perfuração e a rocha é exercida um pressão de avanço sobre a broca de perfuração.
Fluido de limpeza: o fluido de limpeza permite extrair os detritos do fundo do furo.