Excreção Humana
A excreção permite a remoção das substancias em excesso, ou sua economia, se estiver faltando. Essa regulação contínua corresponde a um equilíbrio.
A excreção tem dois papéis básicos:
• Eliminação de substancias tóxicas de origem celular. Amônia, uréia e ácido úrico são substancias tóxicas nitrogenadas (são os produtos do metabolismo celular inúteis para célula e muitas vezes tóxicos, são chamada de excreta nitrogenada por causa do Nitrogênio em sua molécula) .Acima de certa concentração nos líquidos biológicos, causam intoxicação das células e ate a morte.
• Regulação do equilíbrio hidrossalino (relativo à concentração de sais no organismo) Todas as células do organismo estão mergulhadas no sangue e em outros fluidos, com os quais se mantêm em equilíbrio osmótico. Qualquer modificação na concentração desses fluidos afeta diretamente as células, acarretando a entrada ou perda excessiva de água, no ultimo caso a chamada desidratação.
As excretas são a urina e gás carbônico, substâncias que contém produtos tóxicos para o nosso organismo( As fezes são só resíduos metabólicos)
A pele e o sistema urinário encarregam-se de eliminar de nosso organismo os resíduos das atividades das células e também as substâncias que estão em excesso no sangue, expelindo-os sob forma de suor (pela pele) e de urina (pelo sistema urinário). O sistema respiratório encarrega-se de eliminar de nosso organismo o gás carbônico.
Sistema Respiratório
Remoção de Gás Carbônico
Nossas células eliminam continuamente produtos indesejáveis que se formam em seu metabolismo, principalmente o gás carbônico e substâncias nitrogenadas.
Essas substâncias, chamadas de excreções, são eliminadas pelas células no sangue. Ao passar pelos pulmões, o sangue elimina o gás carbônico do corpo, ao mesmo tempo em que absorve o oxigênio na respiração.
As substâncias nitrogenadas que as células eliminam no sangue, são absorvidas pelas células do fígado e transformadas em uréia.
A