EXCREMENTO DE ANIMAIS: MUITAS PESSOAS NÃO DÃO IMPORTÂNCIA OU ATENÇÃO PARA ESTE ASSUNTO, MAS DEPOIS DESTE TRABALHO, IRÃO MUDAR SEUS CONCEITOS
1168 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULOCIÊNCIAS CONTÁBEIS
Cinthya Maria de Melo - 080250610
Douglas Futary Eguchi - 111342732 Elidia Camacho Silva - 111302439
Jailson Aguiar de Matos - 090697103
João Henrique de Santana - 111365406
AVA – Biodigestor - Uma alternativa sustentável
PROF. PAULO SERGIO DE ANDRADE
SÃO PAULO
2012
Paulo Sergio de Andrade
EXCREMENTO DE ANIMAIS: MUITAS PESSOAS NÃO DÃO IMPORTÂNCIA OU ATENÇÃO PARA ESTE ASSUNTO, MAS DEPOIS DESTE TRABALHO, IRÃO MUDAR SEUS CONCEITOS.
Artigo apresentado à disciplina do ava
Ministrado pelo professor
Paulo Sergio de Andrade,
Para obtenção parcial de nota
No curso de Ciências Contábeis
SÃO PAULO
2012
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Em nosso trabalho de sustentabilidade, vamos abordar sobre um inovador e criativo projeto, que visa o correto e sustentável destino dos dejetos de animais.
O Brasil é um dos líderes em criação de animais e se considerarmos apenas a criação confinada de animais temos a geração de 410.000.000 ton./ano de dejetos.
Estes dejetos podem contaminar o solo, infiltrar em lençóis freáticos, contaminar rios, atrair moscas que podem transmitir doenças aos serem humanos e rebanhos, além do que os dejetos ao ar livre liberam gases do efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura do planeta.
Nosso projeto visa à implantação de um biodigestor, que é um reservatório que recebe os dejetos dos animais. Dentro do biodigestor as bactérias presentes nos estercos "comem" a matéria orgânica não digerida pelos animais, depurando os dejetos, produzindo o biogás. O biogás é inflamável e pode ser aproveitado na propriedade rural como combustível para movimentar motores, liberar energia elétrica, e aquecer granjas ou casas. Com a queima do biogás elimina-se o gás metano que é o gás mais agressivo ao meio ambiente.
Ao passar por este tratamento os dejetos se torna mais “suave”, sem cheiro, produzindo o