Excell dicas
Terça-feira, 14 de agosto de 2007 - 16h16
Software bom em versão nova parece casa recém reformada. A curiosidade em saber o que o pessoal da obra aprontou é enorme, mas entramos devagar, observando cada detalhe e avaliando se o serviço foi feito direito.
A sensação ao começar a trabalhar com o Excel 2007 é semelhante. Instalados os 605 MB do Office Enterprise 2007, escarafunchamos cada canto do Excel e selecionamos 15 dos melhores acréscimos produzidos pela Microsoft. Acompanhe.
1- Porta principal
O primeiro choque do usuário ao abrir o Excel 2007 é a ausência das barras de menus e ferramentas. Elas foram substituídas pela Faixa, uma barra equipada com ferramentas e opções que mudam de acordo com a aba selecionada. O segundo choque é a ausência do menu Arquivo. Agora, o ponto de partida para criar, abrir, salvar, publicar e imprimir planilhas e pastas de trabalho do Excel é o botão Office, que abre um menu com opções similares aos do antigo Arquivo. Uma das novidades dessa porta de entrada é o verificador de compatibilidade, que identifica recursos não suportados por versões anteriores do Excel. Mas se você não abre mão dos ícones Abrir e Salvar, por exemplo, pode personalizar a barra de acesso rápido, acima das abas da Faixa.
2- Inspeção de documento
Antes de publicar a planilha na web ou compartilhar, convém verificar se ficou alguma informação oculta que não deve ser acessada por outra pessoa. No Excel 2007, a verificação é feita pelo Inspetor de Documentos. Para acioná-lo, clique no botão Office, aponte Preparar e selecione Inspecionar Documento. O Inspetor verifica se há comentários e anotações, linhas, colunas e planilhas ocultas e informações pessoais, entre outros itens, e apresenta um relatório do que encontrou.
3- Haja dados
Quem reclamava das dimensões das planilhas do Excel vai nadar de braçada na nova versão. O número de colunas saltou de 256 para 16 384, e o de linhas passou de 65 536 para