Excel-macros
Etimologicamente, «motivação» deriva da palavra latina «movere» que significa pôr em funcionamento, activar, mover. Daí que se fala de motivação a propósito de comportamento em que existe um elemento energético que mobiliza o organismo para a acção e um elemento direccional que define o alvo, a meta ou o fim a atingir.
A motivação é o que nos faz ter determinada conduta ou comportamentos podendo estar relacionado com as nossas vivências e se diferenciando de pessoa para pessoa.
Como por exemplo após um dia de trabalho apetece-nos descansar contudo uns optam por um sono reparador outros vão ao cinema ou ao café conversar com os amigos. No entanto qualquer que seja o meio escolhido o objectivo é descansar.
Conhecer as recentes tendências em matéria de motivação de pessoas
Não é possível compreender o comportamento das pessoas sem um mínimo de conhecimento da motivação do seu comportamento. Actualmente deparamos com novas fontes de motivação, das quais podemos destacar a autonomia no que concerne a tomada de decisões, o sentido de missão que se observa nas empresas, um grande interesse pelo bem estar dos colegas e subordinados e do ambiente externo da empresa, e principalmente a partilha do valor criado.
Outros conceitos importantes em termos de motivação relativamente nas empresas e que têm tido grande aceitação no mundo ocidental, sobretudo nos Estados Unidos, são os circuitos de qualidade e a teoria Z.
Círculos de qualidades são pequenos grupos de empregados, de quatro a dez, que se reúnem durante o horário normal de trabalho, para desenvolverem formas de melhorar a qualidade e quantidade de trabalho. Estes circuitos tiveram a sua origem no Ocidente e se aplicavam na implementação de programas de redução de custos em áreas relacionadas com a segurança no trabalho e a produtividade, contudo este tipo de motivação no frutificou.
A teoria Z é a convicção de que um elevado grau de responsabilidade, lealdade e consideração entre uma