Excel formulas
T.I.C. - 10º Xi - CEF 4
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Excel – Teoria: Fórmulas e Funções Fórmulas: As fórmulas permitem relacionar células e efectuar cálculos, sendo constituídas por funções, operadores, referências e constantes. Começamos por seleccionar uma célula, e escrevemos a fórmula desejada, sempre iniciada pelo sinal de igual. Por ex. =A1*A2 irá multiplicar o valor em A1 pelo valor de A2. Se alguma célula referenciada já tiver uma fórmula, o resultado irá propagar-se. A principal vantagem desta técnica é que se for necessário alterar algum valor de uma célula, como por exemplo a quantidade ou preço, todos os restantes cálculos serão automáticos e irão reflectir as alterações.
Prioridade dos operadores: Alguns dos operadores que podemos utilizar em fórmulas: ^ (potenciação), * (multiplicação), / (divisão), + (adição), - (subtracção) Algumas regras de prioridade dos operadores: % e ^ têm prioridade sobre * e /, que por sua vez têm prioridade sobre + e A utilização de parêntesis altera as prioridades. Quando a prioridade é igual, efectuamos as operações da esquerda para a direita.
ex. =A1+A2*2 =(A1+A2)*2 =2*B2^2
Primeiro multiplicamos A2 por 2, e só depois adicionamos ao valor em A1 Primeiro somamos A1 com A2, e só depois multiplicamos por 2 Primeiro fazemos o quadrado de B2, e só depois multiplicamos por 2
Nuno A. C. Oliveira
1/2
Funções: Existem funções já pré-definidas para nos ajudarem no cálculo de operações como a SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, entre outras. Os argumentos a utilizar nestas funções são definidos dentro de parêntesis. Se usarmos o símbolo : significa que é um intervalo de valores contíguos. Por ex. B3:B5 significa de B3 até B5, isto é, B3, B4 e B5 Se usarmos o símbolo ; significa que são valores separados. Por ex. B3;B5 significa B3 e B5.
Exemplos: A fórmula =SOMA(A1:A4) irá