Exatidao de medidas volumetricas e calibracao de vidrarias
Objetivos: Coletar dados quantitativos e interpretar os erros envolvidos em observações quantitativas; Avaliar as precisões de distintos equipamentos de medida; Calibrar vidrarias de medidas de volume.
Fundamentação: Identificar possíveis erros aleatórios (que ocorrem devido a flutuações estocásticas) que determinam a precisão do processo de medida e identificar também possíveis erros sistemáticos (que ocorrem devido a diferença entre a media das medidas e o valor real da propriedade) que determinam a exatidão da medida. Iremos utilizar equipamentos de grande precisão e exatidão (balança analitica) e compara-los com outros menos precisos e exatos realizando medições e calculando o volume exato (por medida de massa de água) de vidrarias como a bureta, pipeta, proveta e béquer.
Procedimento: Parte A: Verificamos se os equipamentos utilizados estavam todos limpos, secos e sem defeitos e prontos para o uso e fizemos a identificação de cada Erlenmeyers para que cada um fosse usado de maneira correta com sua rolha correspondente, conforme o roteiro dado, para obter melhores resultados. Pesamos os frascos com as rolhas correspondentes em uma balança analítica utilizando papel para segurar os frascos para não transferir gordura das mãos para os mesmos (o que pode alterar os resultados) e anotamos as medidas. Montamos bureta no suporte apropriado e enchemos a mesma com água destilada ate a marca zero, observando para que não houvessem bolhas de ar retidas na região próxima a torneira e anotamos a medida da leitura inicial. Transferimos aproximadamente 25 mL da água contida na bureta ao frasco 1, esperamos cerca de 30 segundos para obter a medida exata e então lemos o volume final, anotando-o. Utilizando a pipeta volumétrica de 25 mL transferimos, com o auxílio de um